Batizado como Lúdio Frank Mendes Cabral, o candidato petista à Prefeitura de Cuiabá nasceu em 15 de março de 1971 na cidade de Rio Verde (GO). Em 1985, aos 14 anos, mudou-se com a família para Mato Grosso, estabelecendo-se em Cáceres.
Ele estudou a vida toda em escolas públicas. A primeira profissão exercida por ele foi bancário, função na qual atuou dos 14 aos 17 anos.
Lúdio, que neste domingo disputa o segundo turno da eleição em Cuiabá, mudou-se para a Capital quando entrou para o curso de Medicina na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) em 1990, se formando em 1996.
Tempos depois, seguiu para Ribeirão Preto, onde fez residência em Medicina Preventiva e Social na USP (Universidade de São Paulo).
Reprodução
Lúdio na infância em fotos o período escolar, na década de 1970
Foi na época de universidade em Cuiabá que Lúdio ingressou na militância estudantil, iniciando sua trajetória política. Logo em seguida se filiou ao PT, onde permanece até hoje, quase 30 anos depois.
Como médico, Lúdio sempre atuou na saúde pública. Como servidor público municipal de Cuiabá prestou atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), atendendo na rede de atenção básica e em postos de saúde de bairros como Tijucal, Osmar Cabral, Itapajé, CPA III, Verdão e Planalto.
O petista presidiu a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina. Também foi diretor do Sindicato dos Médicos (Sindimed).
Na vida pessoal, o candidato é pai de cinco filhos, três meninas e dois meninos. Ele está no segundo casamento, com a engenheira ambiental e servidora pública Maria Teresa. É vascaino.
História política
A vida política de Lúdio começou com o êxito, elegendo-se na primeira eleição que disputou, garantindo uma cadeira na Câmara Municipal de Cuiabá em 2004. Em 2008 conseguiu se reeleger.
Em 2010, saiu da Câmara e tentou uma vaga na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, mas não conseguiu se eleger deputado estadual. Em 2012 foi o candidato do PT à Prefeitura de Cuiabá.
Reprodução
Lúdio e seus pais na juventude
No primeiro turno, ele ficou em segundo lugar, cerca de 5 mil votos atrás do então candidato Mauro Mendes. Entretanto, no segundo turno, Mendes abriu uma vantagem de 29 mil votos e conseguiu sair eleito.
No pleito seguinte, Lúdio foi o nome da esquerda para o governo do Estado, com o apoio do então governador Silval Barbosa (MDB). Aquela eleição se definiu no primeiro turno, quando Pedro Taques venceu com 57,25% dos votos, enquanto Cabral teve 32,45%.
Depois disso, ele não havia mais disputado cargos no Executivo. Em 2018, decidiu se candidatar à Assembleia. Foi eleito deputado estadual e reeleito em 2022, sendo o quinto mais votado naquela ocasião.
Agora em 2024, dez anos depois da última candidatura para o Executivo, ele disputa novamente a prefeitura e tenta conseguir um resultado diferente do de 2012, quando foi derrotado no segundo turno. Caso seja eleito, será o primeiro médico e o primeiro integrante de um partido de esquerda a comandar a Capital.
Leia também:
Abílio com cabelo e Lúdio se formando: veja candidatos na juventude
Veja quantas eleições foram decididas em dois turnos em Cuiabá