CIDADES

IFMT terá 6 novos campi nos próximos anos; três obras iniciam em 2025

Published

on


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) tem seis novos campi em andamento, que devem ser entregues até 2028, na próxima gestão do reitor Júlio César dos Santos: Campo Verde, Canarana, Água Boa, Colniza, Várzea Grande e Sinop. Em Várzea Grande e Sinop, as unidades serão entregues em 2025. Também no ano que vem, três obras devem começar. As informações foram confirmadas pelo reitor.

IFMT

Projeto do campus do IFMT em Canarana

Projeto do campus do IFMT em Canarana

Em Canarana (a 605 km da Capital), o IFMT já possui um Centro de Referência com alguns cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) funcionando em parceria com a Prefeitura e com empresas locais. Agora, com a autorização para se tornar campus, uma obra já está sendo licitada, no valor de R$ 24 milhões, para um novo prédio. As obras devem começar no primeiro semestre de 2025. A sede deverá ser no mesmo local do Centro de Referência e o projeto prevê um prédio moderno.

Campo Verde (a 136 km de Cuiabá) também já funciona em um Centro de Referência e neste ano recebeu autorização para se tornar campus. A unidade tem atualmente 25 docentes e nove técnicos-administrativos, atendendo cerca de 600 estudantes matriculados nos cursos Técnico Integrado em Informática e Superiores em Agronomia, além de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Com a transição, o novo campus poderá contar com até 40 professores e 26 técnicos-administrativos.

Em Água Boa (744 km de Cuiabá), o reitor afirma que será publicado edital de licitação em breve para a construção do novo campus, também no valor de R$ 24 milhões. As obras devem começar em 2025 e ser executadas em dois anos. Neste período, as atividades já vão começar em um espaço emprestado pela Prefeitura.

No Nortão, em Colniza (a 1.043 km de Cuiabá), as obras estão previstas apenas para 2026. O processo ainda está na fase de doação de terreno para a construção do prédio.

IFMT

Centro de Refer�ncia de Campo Verde em Campus

Tanto em Água Boa quanto em Colniza, a equipe gestora irá realizar audiências públicas com a comunidade local para definir o eixo de formação para então estabelecer os cursos e a estrutura para o funcionamento dos campi.

“Nosso objetivo é aumentar o número de estudantes matriculados no ensino médio integrado em alguns dos nossos campus, que nós identificamos a necessidade de maior eficiência. Então, nossa meta e nosso objetivo é passar agora, nos próximos três anos, da marca de 35 mil estudantes matriculados”, afirma Júlio César.

O reitor ressalta ainda que houve grande avanço na Educação à Distância, ajudando a chegar em regiões mais distantes. “Essa expansão tem sido muito importante, o IFMT tem chegado em lugares onde não conseguimos estar presencialmente, locais em que as universidades não conseguem estar, as escolas técnicas do Estado também não. Então, através da EAD nós temos conseguido atender um público muito importante”, conclui.





Comentários
Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

SAÚDE

POLÍCIA

Advertisement

POLÍTICA

CIDADES

Advertisement

ESPORTES

MATO GROSSO

Advertisement

Trending