POLÍTICA

Candidato do PDT faz parte da Bancada do Clima

Published

on


A Bancada do Clima reúne candidatos a vereadores das 5 regiões do Brasil, visando amplificar as vozes em defesa do meio ambiente nos legislativos municipais. Com a missão de construir um futuro sustentável para todo o Brasil, essa iniciativa busca a adaptação das nossas cidades e a preparação para os próximos desafios climáticos. Apenas o candidato a vereador, professor Caiubi Kuhn (PDT), aderiu a bancada do clima em Cuiabá.

A população de Cuiabá viveu nas últimas semanas, dias difíceis com muita fumaça decorrente das queimadas, pouca umidade do ar e muito calor. A capital mato- grossense por vários dias seguidos foi a cidade mais quente do Brasil. Porém, o histórico da capital demonstra a ocorrência de desastres decorrentes de extremos de chuva, como a enchente de março de 1974, que atingiu a Baixada Cuiabana, deixou mais de 24 mil pessoas desabrigadas e destruiu bairros inteiros.

Em abril de 2001, em cinco horas de chuva, choveu 129 mm, e provocou alagamentos e inundações em Cuiabá, que ocasionou a morte de 15 pessoas, e deixou mais de 5 mil pessoas desabrigadas. Para o Professor Caiubi Kuhn, “Cuiabá precisa desenvolver desde ações estruturais de planejamento urbano, para reduzir a susceptibilidade a desastres naturais. Além disso, defende a estruturação da Defesa Civil municipal de forma técnica, bem como desenvolver uma política de arborização adequada para lidar com extremos climáticos de calor. Defende também o fomento a ações de educação ambiental com a população e com as escolas, visando explicar os fenômenos da natureza”.

O candidato  acredita que pode contribuir muito com debate técnico e político sobre mudanças climáticas e Defesa Civil: “Sou geólogo pela UFMT, doutor cotutela em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e em Environmental Sciences pela Universidade de Tubingen, na Alemanha. Já participei de diversos estudos que envolvem análises de desastres e sobre mudanças climáticas. Acredito que com meu currículo, vou conseguir contribuir com um debate técnico e político de alto nível.” Desenvolver métodos de prevenção é a melhor forma de reduzir o impacto de desastres na população. Avançar nas políticas de Defesa Civil é um demonstrativo de que o Brasil está empenhado em cumprir os compromissos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e garantir assim mais segurança e qualidade de vida para população.



Comentários
Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

SAÚDE

POLÍCIA

Advertisement

POLÍTICA

CIDADES

Advertisement

ESPORTES

MATO GROSSO

Advertisement

Trending