A história do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso agora está registrada no documentário “Vidas: 60 anos do Corpo de Bombeiros”, produzido pela TV Assembleia e pela Corporação como parte da celebração do aniversário da Instituição. A produção traz para o centro da narrativa os “heróis” da vida real, com relatos de homens e mulheres que atuaram nesta importante força da segurança pública.
O Tenente Coronel Bombeiro Militar, Heitor Fernandes, conta que a ideia inicial era produzir um livro sobre a história da Corporação no estado, mas depois de algumas reuniões que tiveram início no Instituto Memória do Poder Legislativo. “Quando começamos a falar sobre o projeto, surgiu a proposta de transformar em um documentário, mas nunca imaginei que seria um longa tão bem editado”.
Jaime Figueiredo, superintendente da TV Assembleia, destaca a qualidade do material, que mobilizou uma equipe especial para se dedicar desde a produção até a edição do documentário. “O documentário revela uma série de momentos importantes desta importante Corporação que salva vidas. Muito emotivo, pois são os próprios bombeiros que trazem seus depoimentos sobre as vivências em incêndios, resgates de acidentes aéreos”.
Anderson Sartori, servidor da Assembleia e diretor do documentário, detalha o trabalho minucioso de escuta e depois para filtrar os detalhes mais sensíveis das histórias contadas. “Até chegar a um refino, foi uma semana só para editar as entrevistas. A partir daí a história começa a desenrolar. O grande desafio e o sucesso estão justamente no recorte desses relatos”, afirma Sartori.
As histórias trazidas pelo documentário se confundem com a própria história de Mato Grosso, como a operação para demolição da antiga Catedral Metropolitana, que exigiu a mobilização de profissionais para implodir o prédio original. Outro ponto marcante presente é a chegada das mulheres no Corpo de Bombeiros, com os desafios que precisaram ser superados.
O documentário “Vidas: 60 anos do Corpo de Bombeiros” será lançado nesta quinta-feira, 28 de novembro, 22h30, na TV Assembleia. Além disso, 11 municípios exibirão a produção em telas de cinema, algumas sessões abertas ao público e outras voltadas para convidados e autoridades. Depois o documentário ficará disponível no YouTube da TV Assembleia.