CIDADES

Totens com central SOS para mulheres são implantados em pontos de ônibus

Published

on


A Prefeitura de Cuiabá vai lançar nesta quinta (26) o projeto “Abrigo Amigo”, que visa oferecer maior segurança às mulheres nos pontos de ônibus, com totens equipados com uma central de atendimento remota. Esse recurso permite que mulheres, ao se sentirem vulneráveis, acionem o serviço para obter suporte imediato.

O atendimento será realizado por profissionais especializados, funcionando das 20h às 5h. O projeto é uma “iniciativa pioneira no Centro-Oeste”, projetada pela empresa Eletromídia, em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria da Mulher. A inauguração contará com a presença do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e da primeira-dama Márcia Pinheiro, que apresentarão a primeira unidade do projeto na Avenida Getúlio Vargas.

Luiz Alves

Abrigo Amigo

Ao acionar o totem, qualquer pessoa em situação de insegurança poderá se conectar automaticamente com uma atendente capacitada, que oferecerá apoio e orientação até o embarque no transporte público. Os dispositivos também são equipados com sensores e câmeras para monitoramento em tempo real, permitindo o acionamento imediato das forças de segurança em casos de emergência.

Caso uma situação de risco ou violência seja identificada, a atendente poderá acionar diretamente o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), garantindo uma resposta rápida e eficaz. O projeto é viabilizado por meio de um termo de parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Essa iniciativa integra o programa de Parceria Público-Privada (PPP) com o Consórcio CS Mobi, que inclui a modernização do mobiliário urbano, requalificação de vias e o estacionamento rotativo. Ao todo, serão licenciados 20 abrigos do tipo na capital, ampliando a rede de proteção às mulheres e combatendo a importunação sexual no transporte público.

Números relevantes

Diariamente, cerca de 320 coletivos atendem 220 mil pessoas em Cuiabá, sendo 60% do público composto por mulheres. A cidade possui 2,2 mil pontos de embarque e desembarque, incluindo três estações climatizadas: Bispo Dom José, Alencastro e Ipiranga. Além disso, há a Lei da Parada Segura, que permite o desembarque de mulheres em locais mais próximos de seus destinos, a partir das 21h, em áreas de risco.





Comentários
Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

SAÚDE

POLÍCIA

Advertisement

POLÍTICA

CIDADES

Advertisement

ESPORTES

MATO GROSSO

Advertisement

Trending