Com os altos índices de acidentes e mortes no trânsito de Rondonópolis, nos últimos anos, o candidato à Prefeitura de Rondonópolis, Thiago Silva (MDB), propôs ações no Plano de Governo para garantir a segurança pública e qualidade de vida do cidadão.
Dentre as propostas, estão o uso de sistema com semáforos inteligentes, fiscalização e a promoção de campanhas educativas para conscientizar motoristas e pedestres quanto às condutas corretas nas ruas e avenidas da cidade – em respeito à legislação vigente e cuidado com a integridade física deles.
“Desde que entrei na vida pública, como vereador, buscamos meios para poder melhorar a situação do trânsito de Rondonópolis. Precisamos avançar e garantir um trânsito moderno com novas tecnologias e seguro para a nossa população. O sistema de semáforos está ultrapassado, alguns não estão sincronizados com outros – o que leva ao engarrafamento das principais avenidas da cidade. Precisamos fortalecer as políticas públicas de educação no trânsito no meio social para alertar os comportamentos que podem provocar acidentes e colocar vidas em risco”, salientou o emedebista.
Ele conta que o primeiro passo a ser tomado, caso seja eleito, é reestruturar a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, sob o comando de um profissional especialista que tenha um entendimento amplo no setor.
Também, o candidato pretende realizar vários estudos técnicos nos pontos com maior congestionamento na cidade para melhorar o fluxo de veículos e reduzir os acidentes, com a construção de obras estruturantes – tais como trincheiras e viadutos.
As principais vias que Thiago Silva avalia serem necessárias contarem com novas obras para desafogar o trânsito, são as Avenidas dos Estudantes, Lions Internacional e Presidente Médici e Fernando Corrêa da Costa.
Ele considera que a construção de pontes nas ruas Arnaldo Estevão de Figueiredo e Domingos de Lima vão contribuir para melhor fluidez dos veículos.
Outras ações previstas para melhorias no trânsito de Rondonópolis pelo candidato, estão a implantação de eixos para circulação viária que interligue os bairros com o centro, implantar um plano cicloviário que proporcionará maior segurança aos ciclistas e construção de novas ciclovias.
Além disso, investir em tecnologias de inteligência de trânsito e viabilizar melhorias e modernização na sinalização horizontal e vertical.