O fim de ano marca o período de descanso e a possibilidade de viajar devido às férias escolares e ao recesso de trabalho. Dados fornecidos pela Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (Abav-MT), mostram que os mato-grossenses estão investindo não só em viagens regionais, mas também para fora do estado, com destino ao Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Ceará e Pernambuco.
Ao
o presidente da Abav-MT, Omar Canavarros Júnior, informou que, a partir do mês de junho, deu-se início ao aumento das vendas dos pacotes de viagens com datas para o fim do ano de 2024 e início de 2025. “As pessoas já começaram a procurar por suas viagens nesse período, e de forma acertada, com maior antecedência possível”, disse.
Reprodução

“Quem comprou com muita antecedência conseguiu excelentes preços na parte aérea, na parte hoteleira, enfim, tudo. Agora, quanto mais se aproxima da data da viagem pretendida, mais caro sai, pois os voos e os hotéis vão lotando, os valores com desconto vão diminuindo e aí, obviamente, que o consumidor acaba pagando mais caro”, explicou.
Omar relatou também que, se comparado com o mesmo período em 2023 e 2024, houve um aumento de 20% nos números de pacotes de viagens vendidos para mato-grossenses com destino a locais foram do estado.
O presidente da Abav-MT elencou que houve uma grande procura por cidades no Sul do país, como Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, mas que o “campeão de vendas” é o Nordeste. “O pessoal quer praia, quer ir para o Nordeste, para os resorts”, destacou.
Segundo Omar, a alta do dólar e do euro não intimidou os mato-grossenses e também houve um aumento considerável na procura por viagens pelo exterior.
“A grande procura ainda é os Estados Unidos. Tem mais ali para a região de Nova York, para a Flórida. Os cruzeiros no Caribe também são bastante procurados. E há aquelas pessoas que estão indo para a Europa, muita gente vai para Europa para esquiar”, contou o presidente da Abav-MT.
Viagens regionais
De acordo com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae-MT), o turismo mato-grossense deve arrecadar cerca de R$ 453 milhões durante as festividades de final de ano. Os destinos escolhidos variam: se no Natal, as famíllias optaram por pacotes que ofereçam uma experiência de cultura local, no Ano Novo, a procura por destinos com opções festivas aumenta.
Entre os principais destinos turísticos do estado, se destacam Nobres, Pantanal, Barra do Garças, Chapada dos Guimarães e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Luana Samaia Neves de Souza

Cânion em Vila Bela da Santíssima Trindade
Golpes na internet
Omar alertou, no entanto, que os consumidores devem se atentar na hora de realizar a compra, pois, nesse período, o aumento de golpes e fraudes, principalmente pela internet, tende a aumentar, devido à alta dos preços.
“Se tem dificuldade, o negócio é procurar a agência de viagem, para evitar fraudes na internet. Tivemos vários casos no ano passado e neste ano, por isso, reforço, procure uma agência física, procure uma agência credenciada à Abav-MT, procure ver se a agência está estabelecida no mercado há muito tempo, para não cair em fraudes. Isso é muito importante para garantir uma viagem tranquila e ser dor de cabeça”, recomendou.