A Prefeitura de Cuiabá afirmou, nesta sexta-feira (24), que a empresa Locar Saneamento Ambiental continua a descumprir o plano emergencial apresentado em reunião com o prefeito Abilio Brunini no dia 6 de janeiro, mesmo após sete notificações formais. No site, o Município apresentou as sete notificações em anexo.
Assessoria

Segundo relatórios emitidos pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), falhas na coleta são registradas diariamente, com diversos bairros atendidos apenas parcialmente. As falhas mais graves estão concentradas nas regiões oeste e norte da capital, além dos distritos.
As notificações advertiram a Locar sobre a insuficiência de melhorias significativas na coleta de lixo, mesmo após a apresentação do plano emergencial no dia 3 de dezembro de 2024.
“É fato que, no início de janeiro, havia um grande acúmulo de lixo nas ruas. No entanto, já se passaram 21 dias desde o início da implementação do plano emergencial, e os resultados estão aquém do necessário. Acompanhamos diariamente a operação, e a quantidade de caminhões utilizados pela empresa varia entre 23 e 25 por dia, sendo que aproximadamente metade desses veículos possui capacidade de 15m³, dois têm capacidade de 6m³, e menos da metade alcança os 19m³. Isso é insuficiente para atender um município do porte de Cuiabá”, destacou o diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira.
Segundo o planejamento apresentado, seriam necessários 29 caminhões compactadores com capacidade de 19m³, dois de 6m³ e um veículo de 15m³ equipado com munck para a coleta das lixeiras subterrâneas do centro da cidade. No entanto, a frota não foi apresentada pela empresa.
“O cenário atual demonstra que a frota da Locar está abaixo do necessário para atender a demanda de Cuiabá. É imprescindível um aumento imediato no número de caminhões em operação para que a coleta melhore de maneira significativa”, reforçou o coordenador de Resíduos Sólidos da Limpurb, Henrique Ramos de Oliveira.
Outro problema apontado no documento é a ausência de veículos equipados com sistema de GPS, dificultando o monitoramento e a fiscalização do itinerário da coleta.
O secretário de Obras, Reginaldo Teixeira, também foi enfático ao apontar o prazo final estabelecido pela prefeitura. “A empresa Locar tem até o dia 6 de fevereiro para resolver a situação e atender plenamente às necessidades do município. Caso contrário, conforme determinação do prefeito Abilio Brunini, o contrato será rescindido, e outras providências serão tomadas para garantir que a população não fique sem esse serviço essencial”, afirmou.
Outro lado
Conforme a Locar, o plano emergencial está sendo executado e o prazo para a regularização está em vigor, portanto, o Município não pode alegar descumprimento.
“A Locar Saneamento Ambiental está executando, de forma organizada e regular, o Plano Emergencial para normalização da coleta domiciliar de lixo até o dia 31 de janeiro, conforme aprovado pela Prefeitura de Cuiabá. Portanto, não cabe, até o momento, falar em descumprimento quando o prazo pactuado para a adoção das medidas acordadas entres as duas partes ainda está em vigor. Dessa forma, todas as etapas estão sendo devidamente cumpridas”, diz trecho da nota.
Segundo a empresa, neste momento, as operações diárias são realizadas com 26 caminhões compactadores de dia e 26 de noite, garantindo a cobertura das rotas conforme planejado, além de uma retroescavadeira e mais seis caminhões caçamba. A empresa também afirma que mesmo antes do prazo contratual de 180 dias, está promovendo a renovação da frota, que conta com cinco novos veículos e com mais dois previstos para chegar na próxima semana”, pontua.
A nota também assegura que o plano de trabalho emergencial já tem gerado resultados positivos, com um aumento de 30% na produção, um salto na média diária de 550 toneladas recolhidas para mais de 700 toneladas.
“A Locar entende a responsabilidade da Prefeitura de Cuiabá em garantir uma melhor qualidade de vida à população. Todavia, assegura que também está trabalhando com total dedicação nesse propósito, por meio da promoção de avanços necessários na prestação do serviço de coleta de lixo”, conclui.