SAÚDE

Novembro Azul: Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata em Alta Floresta

Published

on


A Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), intensifica suas ações educativas durante o mês de novembro para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Diversas instituições públicas e privadas têm sido palco de palestras e orientações, com foco na importância da conscientização sobre doenças da próstata, como prostatite, hiperplasia prostática benigna e, principalmente, o câncer de próstata.

Durante a terceira semana de novembro, a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – Campus Alta Floresta, recebeu a visita de profissionais de saúde que promoveram atividades voltadas aos acadêmicos dos cursos de Biologia, Direito, Agronomia e Engenharia Florestal. O objetivo das ações é alertar sobre a importância da prevenção, que, segundo especialistas, é fundamental para evitar o surgimento da doença. Além disso, o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura para até 90%.

Claudiomiro Viera, coordenador do PSE, destacou a relevância de despertar o senso de responsabilidade nos participantes. “A informação é a principal ferramenta de conscientização, tanto no nível individual quanto coletivo. Queremos que os estudantes se tornem multiplicadores de conhecimento, levando as orientações para suas famílias e círculos de convivência”, afirmou Viera, parabenizando as empresas e órgãos públicos pelo apoio à causa.

Os dados alarmantes sobre o câncer de próstata no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, revelam a gravidade da doença. Estima-se que 1 em cada 6 homens pode desenvolver o câncer de próstata, que causa cerca de 47 mortes por dia, totalizando mais de 17.000 óbitos por ano no país.

O movimento Novembro Azul, portanto, vai além de uma simples campanha de conscientização. Ele reforça a importância de se falar sobre a saúde do homem e de se tomar atitudes preventivas. Em Alta Floresta, o mês de novembro é marcado por um esforço coletivo para combater essa doença, conscientizando a população sobre a importância do autocuidado e do diagnóstico precoce.



Comentários
Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Advertisement

SAÚDE

POLÍCIA

Advertisement

POLÍTICA

CIDADES

Advertisement

ESPORTES

MATO GROSSO

Advertisement

Trending