Os candidatos a prefeito de Cuiabá Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT) protagonizaram uma intensa trocas de farpas durante o debate promovido pela TV Vila Real, canal 10, nesta terça-feira (1º).
Fale a verdade, faz muito tempo que você não está em uma unidade básica da Saúde
Abílio acusou Lúdio de não atuar mais como médico, de dar chilique e ser evasivo nas respostas. O petista, por sua vez, pediu respeito ao rival, o acusou de despreparado e questionou seu diploma em Arquitetura e Urbanismo. “Você colou para passar na universidade?”.
Os candidatos estão atrás do deputado Eduardo Botelho (União) na corrida eleitoral e disputam, voto a voto, quem estará no segundo turno das eleições.
O maior enfrentamento entre Lúdio e Botelho se deu no segundo bloco do debate, em que o petista questionou o bolsonarista sobre “operação urbana consorciada”. Abílio desviou do questionamento e partiu para o ataque.
“Eu não me lembro de ter emendas suas na área da saúde para o município de Cuiabá. […] Quando você diz que é médico há 28 anos… Fale a verdade, faz muito tempo que você não está em uma unidade básica da Saúde. Não mente para o povo, não”, disparou Abílio.
Lúdio insistiu na pergunta sobre operação urbana consolidada e disse que, por ser formado em Arquitetura e Urbanismo, o rival deveria saber o mecanismo.
“Eu fiz uma pergunta sobre urbanismo. Você colou para passar na universidade, Abílio? Você fez curso à distância? Você não sabe nada de urbanismo”, disse.
Você colou para passar na universidade, Abílio? Você fez curso à distância? Você não sabe nada de urbanismo
Ao responder, Abílio voltou a acusar Lúdio de não ser atuante na medicina. “Eu não estava fumando, como alguns do seu grupo estavam fazendo na faculdade. Eu estudei, passei e tenho um excelente diploma. […] Desde que você entrou no ar condicionado da Assembleia Legislativa parou de trabalhar para a população”, disse Abílio.
“Político-celular”
No bloco posterior, Abílio insistiu em provocar o rival sobre a atuação na medicina e sobre as políticas internas do PT. “Há quanto tempo você não vai em uma unidade de saúde atuar como médico? Você concorda com o estatuto do PT?”, questionou.
O médico pediu respeito ao adversário e o classificou como “político-celular”. É que Abílio ficou conhecido na vida pública ao entrar em repartições públicas filmando servidores, à época em que era vereador (2017-2020).
“Abílio, me respeita. Você precisa me respeitar! […] O Abílio é isso: cria confusão, faz provocação. É o político-celular, que inclusive explora o sofrimento das pessoas. Você não tem moral para falar de mim, do meu trabalho como médico”, disse.
Victor Ostetti/MidiaNews
Candidatos a prefeito se enfrentaram em debate da TV Vila Real
O bolsonarista diz que Lúdio deu “chilique” e não respondeu às questão a respeito do estatuto petista. “Fica de conversinha fiada. Você concorda com o estatuto do PT, com Lula e ideologias do PT? E outra: visitar paciente como deputado para ganhar voto não é a mesma coisa que trabalhar em uma Unidade Básica de Saúde. Para de mentir!”.
Lúdio voltou a pedir respeito ao rival e garantiu que faz atendimentos diários como médico à população.
“Todos os dias eu atendo inúmeras pessoas padecendo de problemas sérios de saúde. E busco realizar o direito dela, sem precisar furar fila. Por favor, respeito o meu trabalho! A minha relação com PT é um relação de respeito. Você não tem preparo, é desqualificado e só sabe xingar o presidente da República”, disse Lúdio.
A eleição municipal, em que será definido o prefeito e os 27 vereadores da Capital, ocorre no próximo domingo (6).
Veja:
Leia mais sobre o assunto:
Abílio trava embate com Lúdio e Botelho, que o chama de “doido”