POLÍTICA
Feriado do Dia Nacional da Consciência Negra tem festas e atos no país
Published
2 meses agoon
By
Da Redação
Para o Ministério da Igualdade Racial, a conquista do feriado marca a relevância da cultura e história afro-brasileira para o país. “A celebração em nível nacional é um chamado para que toda a população possa refletir sobre a identidade do Brasil, sobre a importância de valorizar as diferenças e agir coletivamente para que tenhamos uma nação cada vez mais desenvolvida e diversa”, comemora a pasta.
A data de 20 de novembro é um reconhecimento à história de resistência do Quilombo dos Palmares, formado na Serra da Barriga, na então Capitania de Pernambuco, hoje estado de Alagoas, por volta de 1580.
20 de novembro é um reconhecimento à história de resistência do Quilombo dos Palmares – Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Palmares foi o maior refúgio de negros da América Latina, chegando a reunir 20 mil pessoas, a maioria delas escravizados que fugiram dos engenhos da Bahia e de Pernambuco.
Em 1694, o quilombo foi destruído e, em 20 de novembro do ano seguinte, seu líder, Zumbi dos Palmares, foi assassinado, daí a relevância simbólica da data para a população afrodescendente.
Uma programação especial ocorrerá na Serra da Barriga, em União dos Palmares (AL), região onde está o Parque Memorial Quilombo dos Palmares.
Realizada pelos ministérios da Cultura e da Igualdade Racial, Fundação Palmares, Secretaria Estadual de Cultura de Alagoas, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a programação inclui uma série de atividades culturais, com apresentações de maracatus, grupos de caco, samba de roda, afoxés, reggae e hip hop, bem como homenagens que exaltam a história e o legado do povo negro e de grandes figuras como Zumbi e Dandara dos Palmares.
A Fundação Palmares lançou um aplicativo que permite ao usuário fazer uma visita virtual pelos espaço onde se encontram peças arqueológicas que contam a história dos diferentes povos que habitaram a Serra da Barriga, como cachimbos, panelas de barro, ferramentas de pedra lascada e polida e outros artefatos.
Para o público presencial, o aplicativo possibilita o registro de uma selfie com uma das personalidades que fizeram a história do Quilombo Palmares: Aqualtune, Zumbi, Ganga Zumba, Acotirene ou Dandara (suas representações).
Vídeos, áudios e fotos também registram aspectos e depoimentos sobre Serra da Barriga, área de réstia de Mata Atlântica, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1985 e pelo Mercosul, em 2017.
Para a secretária da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Melina Freithas, a programação reflete a responsabilidade e o orgulho de celebrar a data, tão significativa para a cultura e a identidade do povo brasileiro.
“As atividades organizadas em parceria com o governo federal refletem o compromisso em preservar e honrar a memória do Quilombo dos Palmares e de tudo o que ele representa para a luta e a resistência negra no Brasil”.
Em todo o país também acontecem atividades relacionadas ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares – Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Programação
Em todo o país também acontecem atividades relacionadas ao Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. O Ministério da Igualdade Racial, em parceria com os ministérios dos Direitos Humanos e Cidadania e da Cultura, lançou o hotsite e o mapa da igualdade racial, onde é possível verificar a programação de diversas ações e eventos agendados por todo o Brasil.
Na Região Nordeste, onde se concentra boa parte da população negra do país, debates, rodas de conversa, festivais e apresentações culturais também celebram a data.
Em São Luís, movimentos sociais do campo e da cidade homenageiam Zumbi dos Palmares com o Festival Zumbi Vive, voltado para o reconhecimento das contribuições históricas e artísticas do povo negro e o legado de resistência e liberdade deixado por Zumbi. O festival também reforça a importância de combater o racismo e a desigualdade social.
Na programação, o destaque fica por conta da apresentação de roda de capoeira, artistas como Joãozinho Ribeiro, Rosa Reis, Mestre Roxa, o Tambor de Crioula Filhas de São Benedito e bloco Afro Akomabu, o mais antigo do estado.
Dança do Bloco Akomabu – Foto Wilson Dias/Agência Brasil
Na Bahia, a celebração do legado de Palmares já teve início com a exposição O povo negro é o meu povo. Lita Cerqueira, 50 anos de fotografia, em cartaz até 20 de dezembro. Aberta em outubro, a exposição apresenta o trabalho da primeira fotógrafa negra profissional do Brasil, que se destacou com a série Tipos Humanos e registros das festas e da capital baiana.
De 21 a 23 de novembro, ocorrerão debates com a realização do Fórum Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo 2024, realizado na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Na Paraíba, o governo do estado assinou nesta terça-feira (19), a cessão de uso do Casarão dos Azulejos, importante imóvel histórico da capital para ser transformado no Museu da Diáspora Negra, das Etnias e das Comunidades Tradicionais da Paraíba.
Esse novo museu será dedicado à valorização e preservação das culturas afro-brasileira e indígena, funcionando como um ponto de memória, educação e identidade para a comunidade.
E desde o dia 14, a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH-PB), realiza a 4ª edição do Festival Pretitudes, evento que vai até o dia 27 de novembro com o objetivo de visibilizar a produção cultural feita por artistas negras e negros do estado.
Em Teresina, a programação tem no dia 22 de novembro a realização da Festa da Beleza Negra, que será realizada no Memorial Esperança Garcia, mulher escravizada considerada uma heroína piauiense na luta pela igualdade e justiça racial.
Em Recife, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra tem como destaques a 14ª Marcha da Capoeira Zumbi de Palmares, cuja concentração será às 14h, no Marco Zero.
Mais cedo, às 9h, também haverá mais um roteiro especial, batizado de Recife Afro. Os participantes vão conhecer algumas das principais personalidades negras de Recife, como Naná Vasconcelos, e também haverá visita aos pátios com maior influência afro na cidade, como o Pátio do Terço e o Pátio de São Pedro.
O Pátio de São Pedro também será o palco do Festival de Cultura Negra de Pernambuco, que chega a sua 2ª edição, com shows a partir das 15h.
Já a Pracinha de Boa Viagem vai abrigar as apresentações do espetáculo Referências do Fuzuê – Mestras, Mestres e Terreiros, do Grupo Fuzuê de Dança, que começarão às 18h30 e seguirão até as 22h30.
Em Sergipe, as atividades começam pela manhã, às 9h, com uma roda de conversa intitulada Novembro Negro, no Centro de Criatividade, localizado ao entorno da Maloca, o primeiro quilombo urbano de Sergipe e o segundo do Brasil, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Aracaju.
No final da tarde, a Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) fará a reinauguração do Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras. Criado em 1976, o acervo do museu inclui objetos de transporte, utensílios como pilões, vestimentas religiosas e de época, além de peças históricas utilizadas para castigos e torturas das pessoas escravizadas.
A programação também terá apresentações culturais dos grupos Populart e Maculelê de Laranjeiras, show musical do artista Vitor Santana e a premiação do Concurso Poesia Negra Estudantil.
Em Fortaleza, a programação é marcada pela segunda edição do Festival Afrocearensidades, no Complexo Cultural Estação das Artes, das 14h às 21h. Com o tema Na Ginga dos Saberes Ancestrais, o festival reúne mais de 200 ações em diversos equipamentos culturais do estado.
A exibição do documentário Bença, abre a programação. O filme retrata a tradição e ancestralidade das benzedeiras no Ceará, destacando a história de mulheres que, por meio da fé e da espiritualidade, promovem a cura através do benzimento. Após a exibição, duas das protagonistas do documentário, Mãe Zimá e Verônica Quilombola, participarão de uma roda de conversa para dialogar com o público sobre a cura pela reza.
A musicalidade também está presente no festival com apresentações de roda de samba, rap e hip hop, com a Batalha de Rima, conduzida pelo movimento Cururu Skate Rap.
Em Natal, o destaque fica para a 7ª edição do Festival Mungunzá, no Largo Ruy Pereira. O evento, com acesso gratuito, reúne artistas periféricos da cidade para celebrar a criatividade, arte e resistência cultural. A programação mistura a cultura popular com movimentos contemporâneos; indo de canções tradicionais a música eletrônica, hip-hop, reggae, entre outros ritmos.
Relacionadas
Preconceito e discriminação atingem 70% dos negros, aponta pesquisa
Cais do Valongo exibirá documentário no Dia da Consciência Negra
G20: organizações pedem a bancos ações voltadas para a população negra
Alta Floresta: embriagado, homem perde controle de direção e bate veículo em árvore
Em 15 dias, chuva fica 80% acima da média em MT
Presidente da Câmara de Sorriso (MT) morre após sofrer AVC
Leticia Spiller radicaliza visual e deixa fase loira: ‘E aí, curtiram minha versão morena?’
Guarda Municipal promete ação forte contra motos barulhentas em VG
Fortus Imóveis: Três Anos de Sucesso e Liderança no Mercado Imobiliário
Cheque Alimentação deve substituir as tradicionais cestas bás…
Secretaria não renova contrato e hospital de Sinop suspende atendimentos cardiológicos pelo SUS
Desmoronamento de laje e queda de caixa dágua adiam entrega de escola
Sinal da TV Assembleia chegará a mais 15 municípios
SAÚDE
Prefeitura de Cuiabá recebe insumos hospitalares do Governo do Estado
Buscando melhorias na saúde, a Prefeitura de Cuiabá recebeu, na manhã deste sábado (18), 15 mil frascos de soro, recurso...
Hospital federal no Rio reabre 100 leitos após mudança de gestão
O Hospital Federal de Bonsucesso, um dos seis que pertencem ao Ministério da Saúde na cidade do Rio de Janeiro,...
Prefeito esclarece atendimento espontâneo e agendado em UBSs de Cuiabá
A portaria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) autorizando o atendimento por demanda espontânea não altera o funcionamento das Unidades...
POLÍCIA
Alta Floresta: embriagado, homem perde controle de direção e bate veículo em árvore
O caso foi registrado na noite de ontem, sábado (18), no setor A, centro de Alta Floresta. Conforme ocorrência, a...
Guarda Municipal promete ação forte contra motos barulhentas em VG
O novo comandante da Guarda Municipal em Várzea Grande, Juliano Lemos, prometeu intensificar a fiscalização contra motos barulhentas no município....
Jovem é suspeito de compartilhar imagens íntimas de ex-namorada de 15 anos
Um jovem de 18 anos foi alvo da Operação Intimidade Protegida deflagrada pela Polícia Civil nessa sexta-feira (17), em Lucas...
POLÍTICA
Governo e plataformas de mobilidade fazem acordo para combater racismo
O Ministério da Igualdade Racial assinou, nesta sexta-feira (17), acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Mobilidade e...
Prefeito e primeira-dama lamentam falecimento da servidora Edilce Vitória de Santana, exemplo de dedicação e amor ao próximo
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, e a primeira-dama, Samantha Iris, lamentam profundamente o falecimento da servidora Edilce Vitória de...
Presidente da câmara de Alta Floresta reafirma compromisso do Poder Legislativo com a segurança pública
O presidente da Câmara de Vereadores de Alta Floresta, Francisco Ailton dos Santos, recebeu na manhã de quinta-feira (16) os...
CIDADES
Presidente da Câmara de Sorriso (MT) morre após sofrer AVC
O presidente da Câmara Municipal de Sorriso, Gerson Luiz Bicego (PL), conhecido como Professor Gerson, morreu na manhã de ontem...
Velório do presidente Gerson Bicego atrai centenas em Sorriso
Mais de mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos Sorriso, onde familiares e amigos se despedem do parlamentar Mais de...
Mulher morre e homem fica ferido após carro cair dentro de rio em Mato Grosso
Uma mulher identificada como Karina Granado de Oliveira, de 35 anos, morreu nessa sexta-feira (17), após o Volkswagen Saveiro em que...
ESPORTES
Família Lixeira Traz Reforços de Goiânia para a Copa Esperança
A equipe Família Lixeira está se preparando para a Copa Esperança e trouxe novidades para seus torcedores. Com o objetivo...
Mixto empata com o Cuiabá pela terceira rodada do Mato-grossense
O Mixto empatou com o Cuiabá, na Arena Pantanal, há pouco, por 1 a 1, pela terceira rodada do estadual...
Diretoria do União de Rondonópolis revela “bronca” após derrota e demite três atletas
A diretoria do União confirmou uma reunião ontem com o elenco e a demissão de três jogadores do elenco: goleiro...
MATO GROSSO
Em 15 dias, chuva fica 80% acima da média em MT
Monitoramento do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostra que somente nos...
Duas pessoas ficam feridas após moto bater em capivara na MT-320 em Colíder
Cidades48 minutos ago Mulher morre e homem fica e ferido após carro cair dentro de rio em Mato Grosso...
Detran realizou mais de mil operações de fiscalização de trânsito em Cuiabá e VG em seis anos
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) realizou, desde o início da gestão, em 2019, 1.084 operações com...
Trending
-
MATO GROSSO8 meses ago
PGE-MT lança Cartilha Eleitoral 2024 com orientações para agentes públicos sobre conduta nas eleições
-
POLÍCIA8 meses ago
Polícia Civil orienta o que fazer nos casos de hackeamento e/ou de falsos perfis junto ao Facebook
-
ENTRETENIMENTO5 meses ago
Rodrigo Santoro e Mel Fronckowiak celebram o amor com a chegada do segundo filho; ‘Viva’
-
MATO GROSSO8 meses ago
Incêndios no Pantanal aumentam quase 900% e região totaliza maior índice desde 2020, diz WWF-Brasil
-
POLÍTICA9 meses ago
Várzea Grande inaugura 25 obras e investe R$ 115 milhões em comemoração aos seus 157 anos
-
POLÍTICA6 meses ago
Alex da Guarani reafirma parceria com Dr. Thiago e expressa confiança em dobradinha
-
MATO GROSSO9 meses ago
Detran disponibiliza mais de 20 serviços de forma online; veja quais
-
ESPORTES5 meses ago
Clube do interior é o único na série A