O relatório de 2022 da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou que no primeiro ano da pandemia. Além disso, o documento apontou que o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo, com 19 milhões de pessoas sofrendo com o transtorno no país. Por isso, falar sobre saúde mental se mostra cada vez mais relevante.
Conforme a médica especializada em saúde mental, com foco em ansiedade e depressão, Tamires Cruz, o efeito que a ansiedade tem em cada um depende de diversos fatores. No entanto, independente da gravidade e do tipo de transtorno, vários. A especialista destaca:
Sentimentos de pânico;
Medo e desconforto;
Preocupação excessiva;
Fadiga;
Comportamentos compulsivos;
Tonturas;
Náuseas;
Mãos frias e suadas.
Tamires ressalta que quem apresentar um desses sintomas regularmente deve ficar alerta. O ideal é consultar um médico para determinar se o indivíduo sofre de algum transtorno de ansiedade e qual a dimensão do problema. “A boa notícia é que ansiedade, como qualquer outro problema de saúde, tem tratamento”, afirma.
Como diminuir os impactos da ansiedade
Além de medicamentos, existem outras estratégias que podem ajudar a combater o problema, como a atenção plena. “Com ela, aprende-se a estar totalmente desperto e ativo, focado no presente, compreendendo que ele é o único momento em que qualquer um de nós precisa estar vivo”, explica a profissional.
Segundo a especialista, a prática é boa para combater a ansiedade porque faz com que a pessoa se preocupe menos com o que ocorreu no passado e com o que acontecerá no futuro.
Uma pessoa que experimenta estresse altera seus padrões respiratórios, por isso usar técnicas de respiração também ajuda a diminuir os sintomas de ansiedade. De acordo com a médica especializada em saúde mental, ao relaxar o corpo, respirar lenta e suavemente pelo nariz, a pessoa consegue equilibrar seus padrões respiratórios e acalmar o sistema nervoso.
“A respiração controlada altera o estado fisiológico, reduzindo a pressão sanguínea, a frequência cardíaca, os hormônios do estresse e aumentando a energia física e a sensação de calma e bem-estar”, explica.
Leia a notícia completa no portal, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de e fique por dentro de tudo sobre o assunto!