O candidato Calebe Francio (MDB) foi eleito prefeito de Boa Esperança do Norte (MT), que realiza as primeiras eleições municipais desde a sua criação, em 2023.
Ele obteve 1.937 votos, o que representa 56,03% dos votos válidos, segundo as apurações de 100% das urnas.
Na cidade, 3.511 eleitoras e eleitores votaram neste domingo (6). Foram 3.457 votos válidos, 39 votos nulos (1,11%) e 15 votos em branco (0,43%). A abstenção foi de 732 eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O vice de Francio é Jair Obregão (PL).
A cidade, localizada a cerca de 450 quilômetros de Cuiabá, já havia sido criada brevemente no ano de 2000. Uma ação do Tribunal de Justiça do Mato Grosso, no entanto, suspendeu a lei que determinava a oficialização.
Quem é Calebe Francesco Francio?
O agora prefeito tem 43 anos, é agricultor e natural de Cuiabá (MT).
Nestas eleições, ele concorreu pela coligação Trabalho e Compromisso com Boa Esperança, composta pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), pelo União Brasil (União) e pelo Partido Liberal (PL).
Por que houve a criação do município?
No Supremo Tribunal Federal (STF), após o partido MDB entrar com uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) contra a ação, prevaleceu o entendimento do ministro Gilmar Mendes, de que a lei estadual 7.264/2000 cumpria todos os requisitos necessários pela legislação vigente à época.
A partir de 1º de janeiro de 2025, Boa Esperança do Norte se tornará o 5.569° município do país e o 142º município do estado de Mato Grosso.
A qual cidade pertencia o território anteriormente?
Seu território é composto por partes das cidades de Nova Ubiratã e Sorriso. No local, vivem cerca de 7 mil pessoas, cuja atividade econômica é voltada principalmente ao agronegócio.
“A partir de agora, Sorriso passa a deixar de nutrir uma relação de mãe e filha com Boa Esperança, e passa a vivenciar uma relação de cidades irmãs, que seguem se apoiando mutuamente e crescendo em bloco, junto aos outros municípios da região”, afirmou o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, quando a decisão da Corte foi emitida.
A CNN acompanha, em tempo real, a apuração dos votos em todas as cidades do Brasil neste domingo (6).
40% dos eleitores não se identificam nem com direita nem com esquerda