MATO GROSSO
Audiência pública debate perspectivas e desafios das pessoas do espectro autista
Published
3 semanas agoon
By
Da Redação
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou no fim da tarde terça-feira (1º), no Plenário das Deliberações “Deputado Renê Barbour”, a primeira audiência pública com o tema “A realidade, as perspectivas e os desafios das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ”.
A iniciativa, requerida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), marca o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é celebrado nesta quarta-feira, dia 2 de abril, e também busca dar voz às mães e cuidadores de pessoas com autismo. Cerca de 250 pessoas participaram do evento que contou com a participação de autoridades das esferas federal, estadual e municipal, como, também, de entidades que defendem a inclusão efetiva e A assistência de pessoas com dificuldades no neurodesenvolvimento.
O deputado lembrou que realiza, anualmente, o Simpósio “Autismo em Mato Grosso – do Diagnóstico ao Tratamento”, e que desde 2020, lidera o projeto “Despertar para o Autismo”, que leva informações sobre o tema para comunidades, igrejas e escolas, com o intuito de promover uma sociedade mais inclusiva.
“Essa audiência foi muito além de um debate, foi um momento onde sentimos a dor, a luta e as experiências de quem vive no dia-a-dia os desafios de ter um filho ou um familiar com este diagnóstico”, declarou o parlamentar. Santos destaca ainda que a causa exige muita atenção, especialmente dos representantes da sociedade. “Temos que fortalecer as políticas públicas para o público neurodivergente para que, assim, possamos garantir a inclusão social, manutenção dos direitos e tornar a sociedade cada vez mais igualitária”, ponderou.
Para a presidente do Instituto Psicossocial Renascer do Autismo (IPRA), Juliana Fortes, a realização da audiência no Parlamento atende a um grito de socorro da comunidade autista. Ao explicar que o IPRA foi criado com o intuito de acolher mães atípicas em situação de vulnerabilidade devido à sobrecarga emocional, à perda de qualidade de vida e a dificuldades financeiras para lidar com a situação, Juliana citou que começou a pedir apoio do deputado Wilson Santos na causa em 2019 e que a atenção dele e do Poder Legislativo tem ajudado e contribuído, porém há muito o que se fazer pois, segundo ela, as políticas públicas para esse público ainda caminham a passos lentos no Estado de Mato Grosso.
“As leis existem, mas elas precisam ser efetivadas, têm que sair do papel. As mães que participaram aqui hoje vieram, mais uma vez, pedir providências para o caos que estamos vivendo nas áreas de saúde e de educação, por falta de políticas públicas efetivas e, falo mais, por falta de sensibilidade humana”, desabafou Juliana, destacando que mesmo o autista que nasce em uma família com recurso enfrenta dificuldades por falta de profissionais habilitados para atendimento, acolhimento e tratamentos adequados.
“Agora vocês imaginam quando esse autista nasce numa situação de extrema vulnerabilidade?”, questionou Juliana ao declarar que também é mãe atípica e que a realização da audiência na Assembleia poderá oportunizar abertura de portas no Sistema Único de Saúde (SUS) que atualmente oferece consultas, mas não disponibiliza tratamento interdisciplinar adequado para que essas pessoas possam alcançar as autonomias necessárias.
Mãe de quatro filhos autistas, Julien Stefani da Silva Carmo, reclamou que está há cinco anos aguardando na fila de espera. “Está difícil conseguir atendimento no SUS. É muito complicado conseguir terapia ocupacional, fonoaudiólogo e psicólogo”, lamentou Julien. “Espero que através desta audiência, venha acontecer melhoras não só para mim, mas para as outras mães”, completou.
Grabriela Escouto, mãe de uma criança de um pouco mais de três anos que também faz parte do espectro, disse que está lutando há mais de um ano, para conseguir acompanhamento para a filha.
“Não consegui nada até hoje no SUS. Eles sempre alegam que não tem vaga, que não tem profissional, que há muita gente na fila de espera e que não tem data prevista para atendimento”. Diante da situação, Gabriela disse que foi nesta semana pedir intervenção da Defensoria Pública do Estado.
Inclusão escolar – Na audiência também foi enfatizada a questão da criança com autismo na escola de ensino regular. Professores explicaram que o aluno autista tem direito a um professor especializado, que é o PAP (Programa de Apoio Pedagógico) porém, neste ano de 2025, a Secretaria de Educação Estadual (Seduc) começou a negar esses professores em sala de aula e que isso está causando um transtorno grande, uma revolta na sociedade, porque o aluno fica desamparado. Quanta à essa questão, o deputado disse que irá enviar todas as demandas para a Seduc e cobrar as providências necessárias.
A deputada estadual, professora Marildes Ferreira (PSB) avaliou que a audiência contribui justamente para a discussão das políticas públicas. “Porque as políticas públicas e as leis existem mas, de fato, elas não alcançam essa população que merece atendimento em tempo real, humanizado. Um dos assuntos que me chamou muito a atenção foi a questão da educação. A gente conseguiu perceber como o Estado ainda está omisso dentro das prerrogativas que a lei determina como, por exemplo, que um autista em sala de aula tenha um acompanhamento especializado. E isso este ano, segundo o relato de todas as mães ali, foram retirados dos seus filhos. Então, a gente precisa unir essas forças na Assembleia Legislativa para abraçar a causa dessas mães”, enfatizou.
Interdisciplinaridade – Como médico, o deputado Lúdio Cabral do (PT), explicou que o que falta para o Estado começar a ter um encaminhamento melhor de assistência e até de diagnóstico, é exatamente diagnóstico, porque é um problema complexo que exige abordagem de psicólogos, de psicopedagogos, de pediatras, de neuropediatras, de terapeutas ocupacionais.
De acordo com Lúdio, é necessário um conjunto de profissionais para assegurar o diagnóstico correto e no tempo certo, para a partir daí as portas do sistema de saúde se abrirem para o atendimento. “Agora se o sistema de saúde, se tem precariedade para a diagnóstica, tem precariedade infelizmente em todas as outras áreas. Porque o cuidado da pessoa com transtorno do espectro autista exige um processo de abordagem contínuo, permanente, por uma equipe multiprofissional em unidades básicas de saúde, em centros de reabilitação, em ambulatórios especializados. Portanto, não é uma tarefa simples e o sistema de saúde precisa se preparar para dar conta disso. As equipes de saúde precisam ser capacitadas, preparadas para o diagnóstico precoce, para a identificação dos primeiros sintomas. E a rede de serviços precisa se organizar para acolher com a qualidade necessária as pessoas que estão no espectro autista”, contextualizou o petista.
Com empatia, primeira-dama de Cuiabá e vereadora Samantha Íris (PL), que também tem um filho de 4 anos, que há dois foi identificado como autista, disse que ouviu cada relato com muita atenção. Em nome do prefeito Abílio Brunini (PL), o qual a vereadora também representava no evento, Samantha afirmou que enquanto gestão de Cuiabá, eles estão buscando informações para trabalhar a questão.
“Nós estamos neste lugar de gestão de Cuiabá há exato 90 dias, então são 90 dias que a gente busca entender como ajudar para que essas audiências, esses momentos não fiquem apenas aqui como uma audiência, mas que saiam soluções”, afirmou.
A audiência pública contou com a presença de representantes do Ministérios da Educação e dos Direitos Humanos, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Mato Grosso, Secretarias Estaduais de Educação (Seduc) e Saúde (SES), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conede), Prefeitura e Câmara Municipal de Cuiabá, Promotoria de Justiça, Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e prefeituras municipais de diferentes municípios, associações e instituições que atuam com o público autista.
O evento foi gratuito e aberto ao público, com emissão de certificados de participação. A audiência foi transmitida pelos canais de comunicação da Assembleia Legislativa no YouTube, Facebook e pelos canais 30.1 e 9.2 da TV Assembleia. Representantes de 10 municípios se fizeram presentes.
Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo – Em alusão à data que é celebrada nesta quarta-feira (2), com o intuito de reforçar a importância da inclusão, do respeito e da compreensão, sensibilizando a sociedade sobre os desafios enfrentados pelas pessoas autistas e suas famílias – será realizada no saguão da Assembleia Legislativa uma feira de pessoas ligadas aos movimentos de luta pelos direitos das pessoas autistas.

Secretaria de Justiça realiza segundo leilão do ano com lotes de veículos e embarcação

Após morte de menor em Cuiabá, deputado volta a defender redução da maioridade penal

CGU suspende desconto de associações em benefícios do INSS

Descontos do INSS para associações estão suspensos, diz CGU

Parlamento Jovem: Estudantes eleitos tomam posse para mandato de dois anos

Adeus ao “Diabo Loiro”: morre César, ídolo do Operário de Várzea Grande

Entenda a guerra de tarifas de Trump e consequências para Brasil

Clube R9 brilha na IberLeague Mato Grosso, que reuniu mais de mil atletas em Cuiabá

Anvisa suspende creme dental da Colgate após relatos de reações

Prefeita vistoria obras de acesso à ponte entre Parque do Lago e Parque Atalaia

SAÚDE


OMS: surtos de doenças preveníveis ameaçam progresso na vacinação
Os esforços de imunização estão sob crescente ameaça à medida que a desinformação, o crescimento populacional, as crises humanitárias e...


Mais Médicos: 407 profissionais começam a atuar em 22 estados
A partir desta semana, 407 médicos formados no exterior e que concluíram o Módulo de Acolhimento e Avaliação do Programa...


Colégio de Radiologia afirma segurança das tomografias computadorizas
O uso da tomografia computadorizada para o diagnóstico de doenças é seguro, eficaz e contribui para a redução das taxas...
POLÍCIA


Família repudia tentativa de padrasto de transferir culpa à mãe de adolescente assassinada
Conteúdo/ODOC – A família da adolescente Heloysa Maria Alencastro Souza, de 16 anos, assassinada brutalmente em Cuiabá, divulgou uma nota...


Criminoso que matou e queimou corpo de motorista de aplicativo é preso em VG
Um homem foragido da Justiça, considerado de alta periculosidade, foi preso pela Polícia Civil, nesta quinta-feira (24), em ação para...


Policiais matam traficante e apreendem carga de cocaína avaliada em R$ 6,4 milhões
Policiais do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreenderam, na noite desta quarta-feira (23), 340 tabletes de entorpecentes em uma caminhonete...

POLÍTICA


Após morte de menor em Cuiabá, deputado volta a defender redução da maioridade penal
Durante sessão plenária na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (23), o deputado federal Coronel Assis (União-MT) voltou a cobrar a...


Governador lamenta assassinato de adolescente e pede leis mais duras: “precisa mudar no Congresso”
Conteúdo/ODOC – O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), fez duras críticas à legislação penal brasileira nesta quarta-feira...


Projeto da Prefeitura para ônibus grátis aos domingos é aprovado por unanimidade na Câmara
Com 27 votos favoráveis, a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou nesta quinta-feira (24), em caráter de urgência, o projeto de...
CIDADES


Secretaria de Justiça realiza segundo leilão do ano com lotes de veículos e embarcação
A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) abriu mais um leilão de bens que foram apreendidos em investigações contra o...


Saúde de Cuiabá convoca 239 vigilantes em Processo Seletivo Simplificado
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) publicou na última quarta-feira (23) uma nova convocação de profissionais por meio...


Primeira-dama de MT reforça importância da língua brasileira de sinais e dos intérpretes
Na data que celebra o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), 24 de abril, instituída em 2002 por...

ESPORTES


Paranadador de Sinop conquista duas medalhas em competição em Portugal
O paranadador sinopense Adriano Bonkewich, de 39 anos, ganhou medalha de prata nos 100 metros borboleta e de bronze nos...


Dorileo Leal registra chapa e vai disputar eleição da FMF com Aron Dresch
O presidente da SAF do Mixto e empresário João Dorileo Leal registrou sua candidatura para a presidência da Federação Mato-grossense...


Lucas do Rio Verde será sede do Festival Paralímpico
Lucas do Rio Verde foi uma das cidades escolhidas para sediar o Festival Paralímpico Loterias Caixa. A primeira etapa será...
MATO GROSSO


Parlamento Jovem: Estudantes eleitos tomam posse para mandato de dois anos
Yasmin Vitória Souza Dias, foi eleita presidenta da Mesa Diretora do Parlamento Jovem. Foto: Luiz Alves/ALMT A Assembleia Legislativa de...


CST da Enfermagem é instalada para discutir valorização e condições de trabalho da categoria
Foto: GILBERTO LEITE/SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) instalou, nesta quarta-feira (24), a Câmara Setorial...


“Custo Mato Grosso” é discutido pela Frente Parlamentar da Agropecuária
A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) realizou reunião, na última terça-feira (22), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária...

Trending
-
ENTRETENIMENTO8 meses ago
Rodrigo Santoro e Mel Fronckowiak celebram o amor com a chegada do segundo filho; ‘Viva’
-
POLÍCIA11 meses ago
Polícia Civil orienta o que fazer nos casos de hackeamento e/ou de falsos perfis junto ao Facebook
-
POLÍTICA12 meses ago
Várzea Grande inaugura 25 obras e investe R$ 115 milhões em comemoração aos seus 157 anos
-
MATO GROSSO11 meses ago
PGE-MT lança Cartilha Eleitoral 2024 com orientações para agentes públicos sobre conduta nas eleições
-
ESPORTES8 meses ago
Clube do interior é o único na série A
-
MATO GROSSO11 meses ago
Incêndios no Pantanal aumentam quase 900% e região totaliza maior índice desde 2020, diz WWF-Brasil
-
MATO GROSSO12 meses ago
Detran disponibiliza mais de 20 serviços de forma online; veja quais
-
POLÍTICA10 meses ago
Alex da Guarani reafirma parceria com Dr. Thiago e expressa confiança em dobradinha