Os candidatos a prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL) e Lúdio Cabral (PT), se enfrentam, nesta terça-feira (22), pela primeira vez em um debate no segundo turno da eleição.
O encontro é promovido pela TV Vila Real e tem aproximadamente duas horas de duração, divididos em cinco blocos.
No primeiro bloco, o mediador Antônio Carlos Silva fará pergunta aos candidatos. Do segundo ao quarto, os candidatos farão perguntas entre si.
Já no quinto e último bloco, parte será dedicada para questionamentos e parte para considerações finais.
Acompanhe ao vivo:
Lúdio promete diálogo com Mendes (Atualizado às 11h)
No primeiro bloco o candidato Lúdio Cabral foi questionado pelo mediador sobre como vai ser sua relação com autoridades políticas que não apoiam politicamente, como no caso do governador Mauro Mendes.
Ao responder, o petista destacou a importância de haver parceria com o Governo do Estado e com o Governo Federal para assegurar investimentos e “tornar realidade” as suas propostas.
“Hoje faço oposição ao governador Mauro Mendes na Assembleia, mas a nossa relação sempre foi de respeito apesar das diferenças. Assim que eleito estarei à mesa sentado com o governador para apresentar nossas propostas”, afirmou.
Moderador pergunta para Abílio como se relacionará com opositores (Atualizada às 11h01)
Abílio diz que é necessária uma parceria com o Governo do Estado para encerrar brigas que impedem as melhorias a Cuiabá. Em seguida, critica o presidente Lula (PT), dizendo que ele nunca enviou recursos para a Capital e critica a conduta da sigla esquerdista.
O candidato diz que a população escolherá o candidato com mais verdade e que ama Cuiabá. Abílio, ainda, diz que o grupo do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) está aliado à candidatura de Lúdio Cabral e apontou temor pela corrupção.
Eu não tenho apoio do Emanuel, não tenho apoio do secretário de Saúde do Emanuel.
“Turma do Emanuel está com Lúdio” (Atualizada ás 1h20)
No início das perguntas entre os candidatos, Abílio questionou Ludio sobre o fato de o secretário de Saúde de Emanuel Pinheiro, Deiver Teixeira, e o vice José Roberto Stoppa estarem apoiando a candidatura do petista.
Lúdio rebateu. “Eu não tenho apoio do Emanuel, não tenho apoio do secretário de Saúde do Emanuel. O Stopa é vice-prefeito e integra a federação [partidária] da qual eu participo”, afirmou.
“Cuiabá tem muitos problemas e só um governo de união nos permitirá resolver esses problemas. Vamos combatera corrupção, fortalecer a Controladoria, fortalecer a Procuradoria”.
O petista ainda acusou Abílio de ter feito campanha para Emanuel em 2016, tendo apresentando a ele “uma listinha” de parentes para contratação.
Abílio rebateu, dizendo que a presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann apoiou Emanuel. “Você já percebeu que o Lúdio é pura mentira”, disse o deputado federal. “Você está escondendo o Lula e escondendo o Emanuel. Toda turma do Emanuel está com o Lúdio. O Lúdio mente mais uma vez, é a pratica reiterada. Não adianta esconder, Lúdio, fale a verdade, pare de mentir”.
Se você está com Emanuel, representa a continuidade. Lúdio, você é o Emanuel 2.0
Lúdio questiona Abílio sobre orçamento (Atualizada às 11h18)
Lúdio questionou qual o orçamento da cidade para 2025 e qual o principal problema para realizar investimentos. Abílio disse que a lei ainda está em análise e que, se eleito, irá mexer no texto.
“A LOA foi encaminhada e está sujeita a ser alterada. Quem ganhar vai sentar na Câmara e dialogar para achar a melhor solução. São questões técnicas que o próprio cidadão não vai entender. É importante que apresente o combate à corrupção e nisso você não vai conseguir ajudar porque está com Emanuel”, disse Abílio.
“Se você está com Emanuel, representa a continuidade. Lúdio, você é o Emanuel 2.0”, acrescentou.
“Meu adversário teve 2 minutos para responder uma simples pergunta. Isso não é pegadinha é necessidade de conhecer orçamento da cidade. O próximo prefeito terá que conhecer a cidade e saber onde buscar recursos”, afirmou Lúdio.
Lúdio questiona sobre zona rural e Abilio cita MST (Atualizada às 11h30)
Lúdio questionou o bolsonarista sobre a zona rural da Capital. Quantos moradores e qual o principal problema. Abílio disse que o debate não é apenas para proposta.
“Temos uma equipe técnica que vai saber responder isso para você. Mas o debate não se trata só de propostas: por exemplo, qual o programa de habitação que o Governo Federal trouxe para Cuiabá? Nenhum. Você fala em grupo técnico, novos secretários, mas esta se aliando com a mesma classe politica”, disse Abílio.
“Você está desesperado. Essa é a verdade. Não tem preparo, não conhece a realidade de Cuiabá. A Capital tem 13,6 mil na zona rural. 420 mil hectares e principal problema é a agua. Faremos uma agricultura de irrigação para transformar a área de polo”, rebateu o petista.
“Você está estudando a zona rural para estimular a invasão com o MST? Porque até hoje não vi você fazer nada para zona rural”, rebateu Abílio.
Abílio propõe fim da taxa do lixo e faz críticas ao PT (Atualizada às 11h40)
O petista iniciou o terceiro bloco perguntando para Abílio sobre a dívida da Prefeitura de Cuiabá com precatórios.
Em resposta, Abílio começou a apresentar sua proposta sobre o fim da taxa do lixo e continuou provocando o candidato Lúdio ao associá-lo à gestão do prefeito Emanuel.
“Nós vamos acabar com a taxa do lixo, vamos revogar. A Prefeitura, que está apoiando o Lúdio, mandou três faturas para a população cuiabana, isso é um absurdo. Vamos perdoar essa dívida e dar isenção a quem pagou”, disse.
Na tréplica Abílio fez mais críticas ao PT, afirmando que o partido não reduz impostos, citando o governo do presidente Lula como exemplo e a taxação de compras na Shein.
“Não caia nessa conversa mole do Lúdio, ele já fez parceria com Silval Barbosa, […] Cuiabá precisa combater a corrupção e desburocratizar e vou acabar com a taxa do lixo”, disse.
Abílio questiona a Lúdio sobre como viabilizar parques (Atualizada às 11h43)
Na pergunta Abílio faz perguntas sobre a proposta de criar parques em Cuiabá.
Lúdio responde dizendo que seu plano de governo é o único a abordar a situação de emergência climática. Ele propõe construir um parque no Rio Coxipó, um nos córregos do Moinho, outro entre Osmar Cabral e Pedra 90 e o quarto sendo o Parque da Lagoa Encantada, no CPA 3.
Além disso, diz que vai revitalizar o Morro da Luz e conectá-lo ao Parque Mãe Bonifácia. Outra proposta é a arborização de todas as vias públicas de Cuiabá e a formação de agentes ambientais.
Lúdio também diz que cuidará dos mananciais da capital, bem como de suas matas ciliares. Por fim, diz que plantará um milhão de árvores.
Abílio, então, questiona a veracidade das propostas e manda Lúdio “colocar os pés no chão”. O petista rebate dizendo que a população está observando o temperamento de Abílio e, em seguida, promete transformar Cuiabá na “capital da energia solar” mediante a construção de uma usina a fim de abastecer todos os prédios públicos.
Ele só foi para oposição depois que Emanuel recuou uma lista de 30 parentes na Prefeitura. Ele é um falso moralista
Segundo Lúdio, os recursos serão assegurados por ministros do Governo Federal. Ele diz que as famílias poderão deixar de pagar aluguel mediante a concessão de casas populares e pagarão uma conta de energia mais barata, facilitando o uso de ares condicionados.
Lúdio chama Abílio de “falso moralista”, que cita miséria (Atualizado às 11h53)
O petista questiona Abílio sobre novas creches e horário estendido nas escolas. Abílio disse ter propostas para o setor, mas cita que Lula pouco fez por Mato Grosso.
“Tenho sim propostas para aumentar escolas em tempo integral e horário estendido. Queremos que as crianças pratiquem esporte e outras atividades esportivas e de cultura. Agora quero dizer uma coisa: você percebe que toda proposta do Lúdio é o Governo Federal que vai fazer? Mas pesquisa no Google: Governo Federal não repassou recurso para UFMT. Não mandou o programa do Minha Casa Minha Vida. Essa mentira de 20 mil casas e energia solar, é sempre a mesma conversa. Eles tentam te pegar com mentira isso é conversa mole”.
Lúdio, então, chama o rival de “falso moralista”. “Volto a dizer que não tenho apoio do Emanuel e quem pediu voto e o elegeu foi você, Abílio. Ele só foi para oposição depois que Emanuel recuou uma lista de 30 parentes na Prefeitura. Ele é um falso moralista”.
“O Lula enganou muitas pessoas falando que faria um monte de coisa. Como está sua conta de energia hoje? Está mais cara? Se está, de quem é a culpa? Você recebe seu salário e no quinto dia útil já acabou, a inflação é culpa de quem? Já tem dois anos de Lula no poder. Lúdio esconde Lula porque ele representa a política de deixar as pessoas mais pobres. Eles querem te ver na miséria”, rebateu Abílio.
Nesse bloco de perguntas, tanto Lúdio quanto Abílio pediram direito de resposta.