A primeira-dama do Estado Virginia Mendes (União) condenou a declaração do deputado estadual Hugo Garcia (Republicanos), segundo o qual existem mulheres que usam medidas protetivas para “extorquir os maridos”.
Precisamos de homens que se posicionem ao nosso lado nessa luta
“Estou profundamente indignada. […] Ele faz um julgamento generalizado e injusto de todas as mulheres. Isso é inadmissível. Sabemos muito bem a luta que enfrentamos diariamente, com inúmeros casos de violência que chegam até nós, sem contar os tantos que sequer conseguimos acessar”, afirmou.
A indignação foi manifestada em uma postagem no Instagram na tarde desta terça-feira (24).
Garcia é suplente do deputado Valdir Moretto e assumiu cadeira no Legislativo na semana passada. Em entrevista à Rádio Cultura, o suplente disse que “tem pessoas se aproveitando disso [da lei] e extorquindo seus os maridos”.
Para Virginia, a postura de Hugo Garcia é “insensível”.
“É lamentável que um suplente de deputado, que deveria ser um aliado na defesa das mulheres, adote uma postura tão insensível em um momento tão crítico, em que a violência doméstica e os feminicídios estão em níveis alarmantes. Precisamos de homens que se posicionem ao nosso lado nessa luta, e não de alguém que demonstra falta de ética e empatia”, disse.
Em fevereiro deste ano, Hugo Garcia foi acusado de ameaça e violência doméstica pela ex-esposa, em Nova Mutum. A mulher, com quem ele foi casado por 21 anos, pediu medida protetiva em dezembro de 2023.
Além disso, no último domingo (22), o parlamentar foi flagrado em uma blitz da Lei Seca, no Bairro Grande Terceiro, dirigindo alcoolizado.
“Vergonho e inaceitável”
A primeira-dama lembrou do histórico de Hugo Garcia, e afirmou que o discurso não acrescenta ao debate sobre uma legislação mais eficiente para assegurar o direitos das mulheres.
“Além de ocupar uma cadeira na Casa de Leis, ele carrega consigo um histórico de violência doméstica contra a ex-mulher. Suas palavras, deputado, não contribuem em nada para o debate. Para piorar, sua violação da lei seca é mais uma demonstração de um péssimo exemplo como cidadão. Isso é vergonhoso e absolutamente inaceitável”, afirmou.
Veja postagem:
Leia mais sobre o assunto:
Deputado: há mulheres que usam medida protetiva para extorquir
Janaina: fala de deputado contra proteção à mulher foi infeliz